Início » Blog » Mautic: inbound marketing com ferramenta open source é possível

Mautic: inbound marketing com ferramenta open source é possível

No Mautic, gerenciar a estratégia de inbound marketing com ferramenta open source é possível. Assim como a plataforma WordPress se tornou popular por permitir que qualquer pessoa publique sites e conteúdos na internet sem conhecimento de programação, o Mautic chega para permitir que o marketing digital seja uma realidade de código aberto.

A ferramenta promete vantagem competitiva devido ao baixo custo de manutenção e, também, por conta dos seus recursos, os quais podem ser comparados com as principais ferramentas pagas de mercado.

Funcionalidades do Mautic

Além das suas funcionalidades focadas na automação de marketing, o Mautic é indicado para aqueles que preferem ter o controle sobre a sua lista de e-mails/leads, já que o ativo fica sob controle do empreendedor dono da estratégia de marketing ou departamento de tecnologia responsável pela manutenção do sistema.

Por ser de código aberto, a lista de funcionalidades do Mautic não para de aumentar e, dentre elas, destacam-se:

  • Integração com as mídias sociais;
  • Gerenciamento de leads;
  • Criação e gestão de campanhas de marketing digital
  • Gestão de lista de contatos;
  • Leads Tracking, recurso presente em qualquer ferramenta de automação;
  • Autoresponder ainda mais automatizado; que acompanha o comportamento do seus contatos;
  • Criação de Landing Pages
  • Criação de Formulários com o recurso “clicar e arrastar”;
  • Filtro de leads qualificados.
  • Pontuação de leads;
  • Relatórios customizáveis;
  • Integração com CRM.

Como instalar

Por se tratar de um sistema robusto, o Mautic requer um conjunto de configurações específicas tanto de servidor quanto do sistema.

Desta forma, para instalar o Mautic é necessário algum conhecimento técnico sobre internet, servidores, gerenciamento de DNS e certificado de segurança (protocolo HTTPs).

Desde a escolha do domínio, passando por configuração de e-mails, instalação e setup do sistema até a sua completa operacionalização.

Requisitos de instalação

Os requisitos de instalação do Mautic são:

  • Registro de domínio específico para usar a ferramenta (recomendado);
  • Hospedagem de alta performance (Digital Ocean). Use este link e ganhe U$10 para testar;
  • E-mail profissional para integrar ao Mautic;
  • Certificado de segurança;
  • Contratação de serviço de SMTP, para envio dos e-mails (SendGrid, Amazon).

Custo do Mautic:

  • Registro de domínio .com.br (recomendado): R$ 40,00 por ano no Registro.br;
  • Hospedagem de alta performance: A partir de U$5 por mês, na Digital Ocean;
  • Serviço de e-mail: Depende do fornecedor. No Google, custa U$5 por conta de e-mail/mês, mas há serviços gratuitos, como o Yandex ou o Zoho;
  • Por fim, a contratação de um serviço de SMTP é indispensável: U$9,95 por mês para 40 mil e-mails, no Sendgrid.

Certificado de segurança no Mautic

O Mautic precisa de um certificado de segurança para funcionar e, nesse caso, pode-se utilizar o certificado da Let’s Encrypt, que é um projeto gratuito patrocinado por diversas empresas do setor de tecnologia.

É importante considerar que o Certificado Digital fornecido pela Let’s Encrypt deve ser renovado de três em três meses.

By |2018-08-18T22:34:27+00:00julho 20th, 2018|Inbound Marketing|Comentários desativados em Mautic: inbound marketing com ferramenta open source é possível