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5 objetivos de Marketing Digital que a sua empresa pode usar em seu planejamento

O planejamento de Marketing Digital deve ir ao encontro a objetivos de negócio nas empresas.

No entanto, dúvidas em relação ao planejamento são frequentes. Isso ocorre, em vias gerais, por conta da grande quantidade de informação em relação ao que deve ser feito.

Porém, cada empreendedor encontra-se em uma determinada fase de amadurecimento ou capacidade de investimento em Marketing Digital.

Por isso, listamos aqui 5 objetivos principais que a sua empresa pode usar em seu planejamento.

Com base nestas dicas, o próximo passo é identificar o principal motivo pelo qual existe a necessidade de determinadas ações digitais.

Por exemplo, digamos que um determinado modelo de negócio é sensível a quantidade de novos visitantes. Ou seja, quanto mais visita, mais venda.

Nesse caso, a obtenção de tráfego qualificado torna-se o principal objetivo de Marketing Digital Digital, logo deve ser considerado um indicador-chave de sucesso.

Por outro lado, é possível que as empresas já estejam gerando tráfego, no entanto, a expectativa de vendas está baixa.

Neste segundo exemplo, vender para leads, seria o objetivo de Marketing Digital Mais indicado.

Abaixo estão 7 principais objetivos de Marketing Digital acompanhado de uma breve sugestão do tipo de ação que deve ser realizada para definir e aplicar ações operacionais e táticas, no ambiente online.

Gerar Lead qualificado

  • Para gerar leads, é preciso oferecer informações relevantes para eles, considerando em que estágio de compra ou conhecimento da sua marca em que este lead se encontra;
  • Realizar um estudo de palavras-chave para entender a demanda e tendência de busca, é outra dica importante a considerar na hora de definir o planejamento.
  • Conteúdo e tecnologia vão impactar nesta fase. Certifique-se, por exemplo, que seu site está dentro dos padrões mínimos de performance e segurança. Para isso, sugiro utilizar uma ferramenta gratuita chamada GTMetrix. Se a sua pontuação estiver baixa, considere investigar melhorias quanto a tempo de carregamento de página, otimização de imagens, dentre outros fatores.
  • Considere investir em CPC.
  • Certifique-se de ter um blog atualizado periodicamente.
  • Utilize os pixels de acompanhamento nas suas páginas estratégicas para criar audiência ainda mais qualificada afim de impactar essas pessoas em outros momentos.
  • Ofereça conteúdo rico, como infográficos ou e-books. Mas, é importante ser verdadeiramente relevante.
  • Facilite o acesso ao seu “fale conosco”, por meio do seu formulário e informações de contato. Deixe essas informações sempre à vista.
  • Certifique-se de produzir CTAs contextualizados e insira-os em seu conteúdo.

Use a ferramenta GTMetrix para avaliar as condições técnicas do seu site. (https://gtmetrix.com/)

 Obter tráfego ou mais acesso ao site

  • SEO é um conjunto de atividades que envolve conteúdo e correta aplicação de tecnologia, que favorecem a semântica e consequente relevância ao usuário. Quanto mais relevante for o seu conteúdo e melhor melhor experiência de navegação oferecer aos seus visitantes, mas tráfego qualificado você terá.
  • Esqueça que você precisa vender! Parece até ilógico afirmar isso, mas coloque-se no lugar do seu público-alvo (persona/avatar) e tende ajudá-lo com informações úteis para ele.
  • Crie um mix de canal. Entenda em qual canal seu público tem mais familiaridade e crie uma rotina de manutenção de conteúdo nesses ambientes.
  • Crie uma rotina de engajamento: escolha um dia da semana para conversar com seu público nas redes sociais. Responda a dúvidas e converse na mesma linguagem deles. O planejamento Editoria é a ferramenta mais adequada para esse tipo de atividade.
  • Invista também em publicidade paga, pois é o recurso que gera tráfego com mais rapidez. Faça um planejamento financeiro mensal e reserve algum recurso para esta finalidade.
  • Aproveite todo o potencial do Remarketing, técnica que está presente nas principais plataformas de compra de mídia do mercado. Com isso, dentre outras possibilidades, é possível criar uma lista de visitantes que acessaram determinada página de um site, mas não entraram em contato pedindo um orçamento.
  • Pense em um mix de investimento em campanhas pagas e orgânicas.

Vender para Leads

  • Selecione leads com mais potencial para abordagem e especifique critérios entre seu comercial e marketing. Softwares de automação de Marketing do mercado podem ajudá-lo a ser mais eficiente nesta etapa.
  • Crie uma lista com base no engajamento deste leads com a sua marca. Novamente, sou “obrigado” a citar os softwares de automação de marketing disponíveis.
  • Defina seus critérios com base no comportamento dos leads em sua jornada de compras.

Ser Referência

Para ser referência, uma dica é tratar de assuntos que estejam relacionados ao propósito de existência da sua empresa.

Otimizar as conversões do funil

Topo de funil:

Primeiramente, é necessário obter os dados do funil ao longo de um determinado período de tempo. Sem essas informações, não é possível identificar o atual cenário e, consequentemente, estabelecer um plano de melhorias.

Depois, é preciso entender de onde está vindo o tráfego (mídias sociais, mídia paga, Google, etc.) e quais páginas estão sendo acessadas a partir de cada canal.

Certifique-se de otimizar criar ou melhora os pontos de contato que um Lead tem com sua empresa.

Meio de Funil:

Defina a jornada de compra e elabore conteúdo para seu lead, de acordo com o perfil e estágio de compra dele.

Elabore um fluxo de automação de marketing que vá ao encontro às “dores” e receios do lead, em relação a compra.

Qualifique o lead, de acordo com critérios estabelecidos entre comercial e marketing.

Fundo de Funil:

Busque a eficiência ao entender ou entregar Leads para vendas.

Seja rápido ao passar o lead para a abordagem de venda, caso este esteja qualificado para abordagem de venda.

Aproveite de todo o seu conhecimento em seu negócio, especialmente no que se refere as principais dúvidas do seu público para gerar conteúdo que seja auxiliar à etapa de compreensão do seu produto.

Aumentar a produtividade

Basicamente, há 3 maneiras de aumentar a lucratividade nas empresas: aumentar as vendas, reduzir custos ou otimizar a produtividade. Esses três pilares impactam diretamente na saúde financeira das empresas. Nossas dicas nessa caso são:

Defina as suas prioridades

Aproveite das ferramentas de produtividade e gestão de projetos disponibilizadas na internet.

Organize uma agenda de ações táticas

Crie marcos para acompanhar o que foi feito e seus respectivos resultados

Estabeleça um tempo para analisar tudo, ajuste e recomece.

Espero que estas dicas o ajudem a pensar no seu planejamento de Marketing Digital.

By |2018-07-20T14:46:50+00:00julho 20th, 2018|Planejamento de Marketing Digital|Comentários desativados em 5 objetivos de Marketing Digital que a sua empresa pode usar em seu planejamento