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Glossário do Marketing Digital

São tantos termos utilizados no marketing digital, que isso até nos confunde um pouco.

Apesar de alguns termos soarem estranhos em um primeiro momento, o conceito deles é bem fácil de compreender.

Confira o Glossário do Marketing Digital, também utilizado nas estratégias de inbound marketing, e mantenha-se atualizado ou familiarizado com esses importantes conceitos.

Landing Page: a pista de aterrissagem do tráfego de usuários

Trata-se de qualquer página com objetivo de fornecer conteúdo para um visitante. Porém, do ponto de vista do marketing digital, esta página deve ser utilizada para propósitos de conversão.

Blog: a terapia que virou fonte de negócios

Cientista, psiquiatras, psicólogos e conselheiros, de longa data, têm conhecimento dos benefícios de escrever sobre experiências pessoais em um diário periódico.

Há algum tempo, o blog foi utilizado como ferramenta conveniente para compartilhar conteúdo de jovens e adolescentes.

Escrever periodicamente melhora a memória e o sono e, atualmente, melhora os resultados financeiros.

Derivado de weblog,o termo blog é apenas outra palavra para descrever um periódico online.

No marketing digital, o blog se tornou um espaço indispensável para as empresas produzirem conteúdo e atrair público qualificado.

Conforme esse conteúdo for indexando e ranqueando nos buscadores, mais pessoas podem acessar aos blogs institucionais.

E isso favorece a aqueles que publicam conteúdo a se tornarem referência em sua área de atuação.

Leia mais sobre os benefícios do blog para lojas virtuais e prepare as suas pautas.

Post: o conteúdo em si

Post, nada mais é que um artigo publicado em um sistema de blog.

Oferta: garanta a percepção de valor

Em economia, oferta é a quantidade de um bem ou serviço à disposição do mercado ou um conjunto de consumidores e a determinação do preço como meio de troca.

No contexto de inbound marketing, dentro da estratégia de geração de leads, a oferta é um conteúdo oferecido em troca de algum “pagamento”.

Esse pagamento pode ser social (em que o usuário interessado em consumir o conteúdo/oferta a divulga em seus canais sociais) ou o preenchimento de algum dado (geralmente e-mail) na landing page da oferta.

E-books, webnars, whitepapers, templates, planilhas, acessos gratuitos e ferramentas em geral são alguns exemplos de oferta, no contexto do marketing digital.

E-book: material rico que vale à pena consumir

É a consolidação de um conteúdo mais denso sintetizado em um “livro eletrônico”. O formato mais utilizado é o PDF.

Funil: Do desconhecido até a venda

O conceito de funil é representado por uma pirâmide invertida. No texto sobre o “processo de decisão de compra”, há detalhadamente todas as fases do funil de marketing digital.

O termo representa, em linhas gerais, os diferentes estágios que determinado lead percorre até se tornar cliente.

Lead: falta pouco para vender

Lead é todo usuário que, de alguma forma, demonstrou interesse por algum serviço ou produto. A ideia é tentar entender em que fase do funil de vendas este lead está e conduzi-lo, por meio de um processo de relacionamento até a fase de abordagem comercial.

Fonte de tráfego: fortaleça a que mais gera venda

Fonte de tráfego é a origem pela qual um determinado visitante chega a uma página na internet. O tráfego pode ser originado da busca orgânica, quando o usuário digita diretamente o endereço de um site no navegador, por meio de links patrocinados tanto no Google quanto no Facebook.

O ideal é mensurar e conhecer quais fontes de tráfego geram mais receita para o negócio. A partir disto, estabelecer estratégias que visem potencializar o fluxo de vendas em determinados canais.

Links patrocinados: uma forma de atrair tráfego em curto espaço de tempo

Trata-se de anúncios pagos que podem ser feitos no Facebook e, também no Google, por meio do Adwords.

Google Adwords

Serviço de publicidade do Google baseado em leilão de palavras-chave.

Facebook Ads

Serviço de publicidade do Facebook baseado em segmentação de público e interesse.

Geração de leads

Toda vez que um visitante de uma landing page se cadastrar para receber uma oferta um lead foi gerado.

Nutrição de leads

Não basta apenas obter os dados do lead. É necessário, de acordo com pesquisa, estabelecer um laço de confiança e relacionamento por meio de comunicação baseada em comportamento.

SEO

Um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento das páginas de um blog nos mecanismos de busca.

Palavra-chave

São termos que o usuário utiliza para encontrar alguma informação no Google. Logo, a produção de conteúdo associado às estratégias de SEO devem considerar quais palavras-chave são buscadas, a densidade dessa busca e, também, a concorrência de tais termos.

Com isso, estabelece-se os termos mais presentes no cotidiano de profissionais de marketing digital e agências especializadas.

By |2018-08-18T22:22:20+00:00julho 20th, 2018|Planejamento de Marketing Digital|Comentários desativados em Glossário do Marketing Digital